colonoscopia

Exame de colonoscopia: indicação e preparo

O exame de colonoscopia é um dos mais temidos pelas pessoas, pois ainda existe um tabu quando se trata de qualquer problema que envolva a região do ânus. É importante saber como se preparar para que tudo corra bem. Por isso, este texto explica mais sobre o exame, suas indicações e preparação. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto.

O que é o exame de colonoscopia?

A colonoscopia é um exame que visa facilitar a visualização do interior do intestino grosso. Apesar de ser um procedimento invasivo, é muito importante para o diagnóstico de doenças graves que acometem a região. O exame de colonoscopia é feito por meio de um aparelho denominado colonoscópio, um tubo fino e flexível, com uma microcâmera na sua extremidade. Dessa forma, é possível transmitir, em tempo real, imagens para o monitor do médico.  O colonoscópio também permite a remoção de pólipos suspeitos, bem como a coleta de amostras de tecido para biópsia. Atualmente, a colonoscopia é reconhecida como o principal exame para rastrear o câncer de cólon e reto.  Outra peculiaridade desse exame é que, diferente dos testes radiológicos, ele fornece informações detalhadas de toda a região do cólon, ânus e intestino delgado.

Quem precisa fazer esse exame?

O exame é realizado para investigar a ocorrência de qualquer anomalia na região. Por isso, costuma ser indicado para diagnosticar uma variedade de condições do trato intestinal. As principais indicações são:
  • rastreamento do câncer de cólon;
  • pólipos;
  • doenças inflamatórias intestinais como, por exemplo, a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa;
  • diarreia crônica;
  • sangramento nas fezes;
  • anemia sem causa aparente;
  • dor abdominal crônica;
  • confirmação dos resultados de outros exames não invasivos.

Como é o preparo?

Antes de iniciar o exame de colonoscopia, o cólon deve ser limpo para não haver interferências nas imagens transmitidas. Assim sendo, pode ser sugerido o uso de laxante ou a realização de um enema. Em seguida, por cerca de 1 a 3 dias, o indivíduo deverá manter uma dieta sem alimentos sólidos. Com alguns dias de antecedência, também será preciso não ingerir alimentos de cor vermelha ou roxa. A limpeza intestinal visa eliminar restos de fezes no cólon, pois os resíduos podem prejudicar o resultado do exame. Outra etapa importante do preparo é a hidratação, sendo recomendada a ingestão constante de líquidos na véspera. As bebidas mais indicadas são suco de frutas coado, água, café, chá, isotônico e gelatina. Refrigerantes, leite e bebidas com coloração avermelhada devem ser evitados. Quanto ao uso de medicamentos, apenas os anticoagulantes precisam ser interrompidos. Contudo, cabe ao médico essa decisão. Ele avaliará o caso e definirá a necessidade de interrupção ou não.

Como é feita a colonoscopia?

No início do procedimento, o indivíduo é sedado e se deita de lado, com os joelhos encostados na barriga. Após efeito da sedação, o médico verificará se há alguma obstrução na entrada do ânus. Caso não haja, ele inserirá o colonoscópio no local. Quando a sedação não for geral, o indivíduo pode sentir cólica, dor e vontade de evacuar. O procedimento dura, no máximo, 45 minutos. Entretanto, depois de finalizado o exame, é necessário ficar sob observação durante duas horas, antes da liberação. Apesar do constrangimento, o exame de colonoscopia pode salvar a vida. Por isso, procure um proctologista para tirar suas dúvidas e conversar sobre o procedimento.  Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp