doença de crohn

Doença de Crohn: sintomas, causa e tratamentos

Há uma estimativa de que mais de dez milhões de pessoas no mundo sofram ou já sofreram com alguma doença inflamatória intestinal, tal como retocolite e doença de Crohn. Em função dos sintomas que produzem, esses problemas afetam intensamente a qualidade de vida do indivíduo. Você conhece as doenças inflamatórias intestinais? Este texto trata, especificamente, da doença de Crohn, uma patologia muito comum, mas que poucas pessoas conhecem.

O que é a doença de Crohn?

É uma doença inflamatória que acomete a parte inferior do intestino delgado, do intestino grosso ou de ambos, além de afetar a qualquer órgão do sistema digestivo, desde a boca até o ânus. Contudo, a única região que não é afetada pela doença é o reto. Essa é uma patologia crônica e, geralmente, ocorre entre os 20 e 30 anos de idade. Ela costuma ser silenciosa, podendo não apresentar nenhum sintoma enquanto está no estágio inicial. Além disso, é de difícil diagnóstico, pois os indivíduos não costumam apresentar sintomas semelhantes. 

Quais são os sintomas da doença de Crohn?

Os sintomas variam conforme o grau de evolução da doença. Quando está na fase leve a moderada, o ocorre diarreia frequente e dor abdominal, mas não há desidratação ou febre nem perda de peso. Ainda que sob tratamento, a doença pode chegar ao estágio grave, caracterizado pela febre, emagrecimento, dor abdominal, náusea, vômito intermitente ou anemia. A fase mais perigosa é a fulminante, em que a pessoa apresenta febre alta, vômito contínuo, obstrução intestinal ou abscesso e uma acentuada perda de peso. A diarreia, cólica, febre e, às vezes, sangramento retal são os sintomas mais comuns. Em alguns casos, há relatos de dor articular, hemorroidas ou outras lesões no ânus como, por exemplo, fissuras, fístulas e abscessos. O grande problema é que a doença também pode causar sintomas fora do trato digestivo tais como, artrite, afta, inflamação nos olhos e distúrbios na pele.

Quais são as causas?

Ainda não existe uma comprovação científica para confirmar a causa da doença. Entretanto, existem estudos que apontam uma falha no sistema imunológico como a origem do problema.  De acordo com essa teoria, o intestino reage de forma exacerbada à presença de um agente estranho. Também são apontados como causas a predisposição genética, o tabagismo e o uso de contraceptivos orais.

Como é o tratamento?

O tratamento da doença de Crohn é abrangente e envolve diversas alternativas. Uma vez que não há cura para a patologia, o tratamento consiste em reduzir a inflamação e aliviar os sintomas. Esse controle é feito a partir das seguintes alternativas:
  • uso de medicamentos antidiarreicos, aminossalicilatos, corticosteroides, imunomoduladores e antibióticos;
  • aplicação de agentes biológicos;
  • terapia nutricional e administração de nutrientes por via intravenosa;
  • cirurgia de extração das regiões do intestino comprometidas.
Como percebido pelas nformações, a doença de Crohn é um problema de saúde grave. Por isso, é importante estar atento aos sinais enviados pelo corpo.  Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp