proctologista

4 motivos para procurar um proctologista

Como a grande maioria das pessoas não tem o costume de realizar check-ups periódicos, não estão acostumadas com a diversidade de especialidades médicas. Por isso, sempre há muita confusão sobre a necessidade de procurar determinado profissional, por exemplo, um proctologista. Nesse sentido, preparei este post para esclarecer suas dúvidas e explicar alguns dos motivos mais comuns que indicam a necessidade de procurar um especialista em coloproctologia. Confira!

O que faz um proctologista?

O proctologista é o profissional que estuda, diagnostica e trata todas as doenças que afetam o intestino (cólon), o reto e o ânus. Em razão de sua habilitação em clínica médica, também está apto a indicar corretamente outra especialidade. Além do diagnóstico, o coloproctologista também pode realizar alguns exames ou cirurgias, como o toque retal, anuscopia, retossigmoidoscopia, ultrassonografia e a colonoscopia. Conheça 4 dos principais motivos que indicam a necessidade de procurar um coloproctologista

Quando procurar um proctologista?

1. Dificuldade para evacuar

A dificuldade para evacuar é o principal sintoma da constipação intestinal. A prisão de ventre, como é popularmente conhecida, é um distúrbio comum, que se caracteriza quando o paciente evacua menos de duas vezes por semana ou quando a evacuação exige muito esforço. A constipação está associada aos quadros de diverticulite, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal. Ainda, todas essas doenças são diagnosticadas e tratadas pelo especialista em proctologia.

2. Sangramento anal

O sangramento anal é percebido nas fezes, em manchas no papel higiênico ou nas roupas íntimas. Quanto mais viva for a coloração do sangue, mais próximo do ânus está a origem do problema. Nesses casos, pode indicar uma fissura anal, colite, doença diverticular ou hemorroidas. Apesar de assustador, geralmente, não indica algo muito grave. Contudo, na presença desse sintoma não hesite em procurar um proctologista.

3. Diarreia crônica

A diarreia crônica é diagnosticada quando o paciente evacua mais de três vezes por dia ou quando as fezes estão menos consistentes do que o normal e permanecem assim por um período maior que quatro semanas. Existem diversas causas para a condição e, por isso, ela pode ser tratada por um gastroenterologista ou por um coloproctologista. Apenas com a confirmação da origem do problema é que haverá a indicação do especialista mais adequado para o tratamento. Ainda, esse sintoma pode ser resultado de uma intolerância alimentar, de uma insuficiência no pâncreas, que são tratadas pelo gastroenterologista, ou pode indicar doença de Crohn, infecção intestinal ou a síndrome do intestino irritável, nesse caso, tratadas pelo coloproctologista.

4. Histórico de câncer no ânus ou colorretal

O rastreamento do câncer colorretal ou no ânus deve ser iniciado a partir dos 45 anos de idade, para pessoas que têm histórico familiar ou pessoal da doença. Essa averiguação é feita por um proctologista. Para diagnosticar a doença, ele pode realizar uma colonoscopia, colonografia ou uma sigmoidoscopia. Caso o paciente tenha o histórico da doença com mais de um familiar, o rastreamento será iniciado antes dos 45 anos. Ainda, se existirem sintomas do câncer, como uma doença inflamatória intestinal, o acompanhamento deve ser realizado a cada um ou dois anos e em uma idade mais precoce. Pronto! Esses são apenas alguns dos motivos em que há uma recomendação para procurar um proctologista. Caso tenha mais dúvidas, agende uma consulta com esse especialista.  Quer saber mais? Clique no banner.
Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp